segunda-feira, 18 de junho de 2007

...lampiões



Atenção!! Eu gosto dos adeptos de futebol. Eu próprio considero-me um.
Um adepto de futebol gosta do jogo de futebol. Vibra com a mesma intensidade quer se trate de um Benfica-Sporting, Barcelona-Chelsea ou de um Arrifanense-Cova da Piedade. Gosta do ver a partida e obviamente tem tendência para preferir que um dos lados ganhe. O adepto de futebol quer que o seu clube ganhe, mas não parte para a loucura se tal não acontecer.
Sou Portista, mas não tenho qualquer problema com Benfiquistas, Sportinguistas ou adeptos de outro qualquer clube.
Mas os Lampiões são uma classe à parte. A essa classe pertencem também os Lagartos e o Dragões. São aquilo a que se acostumou de chamar "Fanáticos".
Mas os Lampiões são diferentes. Enquanto os Dragões embebedam-se e gritam "FCP é um mundo carago!!" ou cantam " SLB, SLB, filhos da p***, SLB" sempre que ganham alguma coisa, e os Lagartos andam em tronco nu, também se embebedam e entoam cânticos meio parvos tipo "Só eu sei porque não fico em casa...", os Lampiões praticam estas actividades e muitas outras. E são essas que me fazem comichão ao cérebro.
Comecemos pela mania da grandeza. Eu sei que o SL Benfica é o clube em Portugal com mais adeptos. Isso é ponto assente. Mas porque é que os Lampiões acham que isso deve ser suficiente para que o SLB deva ganhar a tudo e todos? Dito assim não parece que seja uma exigência muito escandalosa. Mas o que se passa é que os Lampiões não dizem isso no sentido de que a sua equipa tenha de jogar para ganhar. Não! Eles acham é que os adversários NÃO deviam jogar para ganhar ao SLB. Qualquer pessoa que assista em grupo a jogos de futebol do SLB , de certeza que já ouviu um Lampião proferir as seguintes frases: "Estes gajos contra o Benfica fazem sempre grandes jogos" ou "O cabrão do guarda-redes contra o Porto deu cada frango... mas hoje defende tudo! De certeza que está comprado!"
Esta ultima afirmação é outra das razões da minha crispação. Para os Lampiões TUDO o que é ganho pelos adversários, nunca é obra do trabalho de uma equipa de qualidade ou de dirigentes competentes. Para cada derrota existe uma explicação que externa à justiça desportiva. Ou são os arbritos que estão comprados, ou são manobras de bastidores que são preparadas para prejudicar o Benfica, ou são as balizas que são pequenas, etc, etc...
A ultima faceta que vou abordar,(apesar de haver mais, mas eu não estou com vontade de gastar mais tempo), é o caracter religioso com que os Lampiões olham para o Benfica. A começar pelo estádio. Desde quando é que um local onde se joga à bola é uma Catedral? Aquilo é um estádio!! Parece um cesto de pão mas é um estádio! Se aquilo fosse um edificio religioso, então a aguia seria o Messias e Eusébio um dos trés pastorinhos. Que mania é esta de envangelizar um desporto? Aquilo não passa de um jogo em que deve ganhar quem o pratica com melhor qualidade. Mas para os Lampiões, o que se passa dentro das quatro linhas é um acontecimento religioso. Aliás, todos os intervenientes têm uma conotação à igreja. Os jogadores são profetas, os adversários são os infiéis, o arbrito é Satanás (a menos que marque falta a todas as quedas do Simão), e os seus dirigentes são Cruzados contra a turbe infiel que paira no campeonato. Pena é que o Papa pregue numa freguesia mais a Norte.E já repararam que de cada vez que é feita um contratação ou um benfeitor vem à tona, este é apresentado como se de um Salvador de Almas se tratasse. Qual é o Lampião que não olha para o Mantorras como o santinho que pode fazer o Milagre da Vitória? Qual é o lampião que não olha para o Joe Berardo como o santo redentor que vai devolver o SLB às glorias de outros tempos?
Peço desculpa pela sinceridade, mas no que diz respeito ao futebol, sou ateu. E estas coisas fazem-me muita impressão.
Tenho dito!!

Sem comentários: